Entretenimento - Teatro e Cultura
ALINHAMENTO DE SEIS PLANETAS PODERÁ SER VISTO DO PARANÁ NESTA TERÇA (21), DIZ SIMEPAR
Nos dias que antecedem o alinhamento planetário total que ocorrerá em 28 de fevereiro de 2025, o Cosmos oferece um mês antes, nesta terça-feira, 21 de janeiro, uma prévia com a visão de um alinhamento de seis dos sete planetas que compõem o Sistema Solar, excluindo a Terra. Mercúrio, Vênus, Marte e Júpiter serão os destaques, visíveis a olho nu logo após o pôr do sol.
Segundo o professor Amauri Pereira, coordenador do Observatório Astronômico e Planetário do Colégio Estadual do Paraná, as pessoas deverão olhar no horizonte oeste, entre as 19h e as 20h.
Neste horário a lua, que está minguante, ainda não estará muito visível e o astro mais brilhante do céu será Vênus. "A esquerda dele será visível algo como uma estrela laranja, que será Saturno", explica o professor. Ambos os planetas estarão na "Constelação de Aquário".
"No meio do céu, perto da Constelação de Touro, outro astro brilhante que poderá ser observado será Júpiter. Na mesma distância de Saturno e Vênus, o astro brilhante e alaranjado que poderá ser visto é a estrela Aldebaran (a Alfa da Constelação de Touro)", ensinou Pereira.
No horizonte nordeste, ele explica que estará Marte, de cor laranja, ao lado de outras duas estrelas da Constelação de Gêmeos, chamadas de Castor e Pollux. Os planetas Urano e Netuno não poderão ser vistos a olho nu, apenas com uso de telescópio. Ambos aparecerão como pequenos pontos azulados, por estarem muito distantes da Terra.
Fonte: g1
Data: 21/01/2025 15:34:43
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe tooeste.com pelo whats 45999413583 ou entre em contato (45)3252-5250
É proibido a reprodução de todo ou qualquer item deste site sem autorização prévia do mesmo, como determina a lei n º 9.610 de 10 de fevereiro de 1998, que garante o direito de imagem. Desta forma o Site TOOESTE detém os direitos autorais do conjunto de textos e fotos publicadas em seu Portal. Para ser copiada ou reproduzida por outros canais, veículos de comunicação, blogs, páginas sociais que se identificam como mídia comunicativa ou outros meios interativos, devem entrar em contato conosco para obter a liberação ou não.